O produtor cultural é responsável por grande parte dos eventos que ocorrem País afora, de arte a esporte. Existe uma procura cada vez maior por profissionais com formação qualificada na área, e isso tende a aumentar
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) oferece o curso superior tecnólogo em Produção Cultural. A forma de ingresso é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a duração é de três anos. Após o término, o aluno recebe o diploma de tecnólogo. Criada em 2003, a faculdade está localizada no bairro Nilópolis, onde existem muitas pessoas que trabalham como animadores culturais, porém careciam de uma formação específica na área.
A cada ano, o curso ganha mais visibilidade e, desde 2009, a procura tem aumentado consideravelmente. A coordenadora Fernanda Delvalhas Piccolo acredita que esse fenômeno se deve ao fato do maior apoio dado pelo governo por meio das leis de incentivo à cultura. Para os interessados, ela dá um conselho. "Se você quer seguir na carreira, é preciso ser proativo, gostar bastante de cinema, teatro e música. Ser uma pessoa desinibida, aberta às redes sociais e ter bastante contatos", diz Fernanda.
Ao longo dos três anos, são desenvolvidas diversas disciplinas com o intuito de auxiliar o profissional a pensar projetos e executá-los. Entre elas, estão história da arte, assim como matérias de fundamentos de dança, artes visuais e cênicas. Há uma cadeira específicamente voltada para acontecimentos que irão ocorrer no País: a de eventos esportivos.
Tanto a Copa do Mundo de 2014 como as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, serão uma excelente oportunidade para o profissional dessa área. Para Fernanda, além dos acontecimentos esportivos, outros trabalhos durante essas épocas poderão ser realizados por produtores culturais. "Vamos precisar de um grande número de entretenimento para este público que virá ao País.
Fonte

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias